A SESI Escola de Mossoró será sede, pela primeira vez, da etapa regional do Torneio de Robótica da FIRST LEGO® League Challenge 2025-2026, que acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro. O evento reunirá cerca de 30 equipes de robótica do Rio Grande do Norte, com participação de estudantes de escolas públicas e privadas, sendo 10 equipes da Rede SESI em Macau, Mossoró e São Gonçalo do Amarante.
Inspirada na arqueologia, a temporada denominada FIRST® UNEARTHED desafiará os participantes a explorarem os mistérios do passado da humanidade. As equipes deverão projetar e construir robôs de pequeno, médio e grande porte, além de desenvolver soluções criativas relacionadas à temática proposta.
A coordenadora de Educação do SESI-RN, Ana Karenine Medina, destacou que a “realização dessa etapa regional em Mossoró representa mais um avanço na consolidação da rede de escolas do SESI como espaços de formação inovadora”. De acordo com ela, a robótica educacional é uma “ferramenta poderosa para o desenvolvimento de competências essenciais, como trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas”.
Anderson Vieira, coordenador de Robótica do SESI-RN, comentou sobre a importância do município que tem grande presença industrial e é importante para o desenvolvimento econômico do estado. Ele ressalta que a instituição tem buscado se firmar em todo o Rio Grande do Norte como uma referência em educação. “Levar esse torneio para Mossoró é uma oportunidade de aproximar a população do nosso trabalho e da qualidade da educação que oferecemos na região”, destaca.
A competição também irá receber alunos das SESITECs – ambientes de criação com acesso a ferramentas inovadoras e conhecimentos em Ciências e Tecnologia – dos municípios de Goianinha, Acari e Serra Negra do Norte, além de uma equipe apadrinhada pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Além desses municípios, a ida do torneio para Mossoró atrai uma série de novas equipes da região Oeste do estado.
O que é FLLC?
Considerada a modalidade caçula da robótica, a FIRST Lego League Challenge (FLLC) reúne estudantes de 9 a 15 anos para construírem robôs feitos de peças LEGO. O time também tem a missão de idealizar e criar um projeto de inovação com uma solução para um problema real da sociedade dentro da temática da temporada.
A competição internacional, que une ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM), desafia os jovens a desenvolverem soluções criativas e inovadoras para problemas reais.
Fonte: Blog Celso Amâncio



















