Mossoró: Agricultores comemoram colheita após fim do período chuvoso

Generic placeholder image

O quintal da propriedade de seu Francisco Germano e Dona Nenê está repleto de pés de milho, no Assentamento Hipólito, zona rural de Mossoró. Desde o fim do mês de maio a rotina dos agricultores tem sido de retirar as espigas do milho verde praticamente todos os dias. Mas este ano, o plantio foi marcado pela incerteza do inverno.

“A gente ficou com medo no começo do inverno porque tivemos uma perda. Mas depois o inverno chegou e o milho conseguiu se recuperar. A gente vai conseguir tirar pelo menos uns 90% do que plantou“, comemora o agricultor.

Milho no roçado é sinal de comidas típicas ao longo de todo o mês de junho. As espigas retiradas dos pés por Dona Nenê daqui a pouco vão para o fogão. “Todo dia eu venho aqui e tiro milho. Sempre estou fazendo canjica, pamonha, milho cozido, assado. Os meninos gostam muito”, conta a agricultura.



O que não vai pra cozinha vira alimento para os animais. Este ano, o agricultor Francisco Germano plantou quatro hectares de milho. Junto com o sorgo, as plantas vão servir de suporte forrageiro para alimentar os animais. O agricultor possui um rebanho ovino de 70 animais.