A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), firmou um acordo de cooperação técnica com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para adesão ao Sistema de Declaração de Acidentes de Trânsito (EDAT). A plataforma digital permite que motoristas registrem online acidentes de trânsito sem vítimas, eliminando a necessidade de aguardar atendimento no local.
Com a integração ao EDAT, disponível no site edat.prf.gov.br e, em breve, no site da Prefeitura do Natal, os condutores envolvidos em sinistros leves poderão preencher os dados da ocorrência online, anexar fotos e concluir todo o processo de forma segura e prática. A medida busca agilizar os registros e otimizar o uso dos recursos públicos.
Em sua fala, o prefeito Paulinho Freire destacou o avanço representado pela parceria entre as instituições. “É um passo importante para modernizar a gestão do trânsito em Natal. Com essa nova medida, iremos facilitar a vida dos natalenses no tocante aos serviços de mobilidade realizados pela STTU”, afirmou.
A secretária da STTU, Jódia Melo, explicou que, além de beneficiar diretamente a população, o acordo permitirá à secretaria o acesso a um banco de dados atualizado, essencial para o planejamento urbano e para ações de prevenção de acidentes. “Teremos mais agilidade e precisão na identificação de pontos críticos da cidade. Isso nos permite agir preventivamente e salvar vidas, melhorando cada vez mais o trânsito da nossa cidade e melhorando a qualidade de vida dos natalenses”, disse.
O superintendente da PRF no Rio Grande do Norte, Pericles dos Santos, pontuou que a ferramenta é de fácil acesso e está a serviço da população. “Este compromisso de hoje é um exemplo de como a integração entre órgãos públicos pode gerar resultados concretos e positivos para a sociedade. A adesão da prefeitura do Natal ao EDAT reforça nosso compromisso conjunto com a segurança no trânsito e com o uso inteligente da tecnologia a serviço da população”, disse.