A quantidade de pessoas mortas no período do carnaval deste ano no Rio Grande do Norte já é maior que o número de assassinatos registrados ao longo do carnaval de 2015. No ano passado, em todo o período de festas, foram contabilizados 18 homicídios em todo o estado. Este ano, segundo registros do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), entre a sexta-feira (5) e a manhã desta terça (9), pelo menos 21 pessoas foram assassinadas.
Ainda com relação ao ano passado, 6 dos 18 homicídios tiveram ligação direta com o carnaval, ou seja, ocorreram em regiões onde estava acontecendo alguma festa. Em 2016, de acordo com a polícia, nenhum dos 21 assassinatos registrados até o momento acorreu em corredores de folia.
21 homicídios
Três destes 21 homicídios aconteceram entre a noite da segunda (8) e a manhã desta terça-feira de carnaval. Uma pessoa foi morta em Governador Dix-Sept Rosado, município da região Oeste do estado, e outras duas em Macaíba e São Gonçalo do Amarante, cidades da região Metropolitana de Natal.
Em São Gonçalo do Amarante, a vítima foi Jerbson da Silva Peixoto, de 38 anos. Baleado na rua Otávio Augusto Barbosa, no bairro de Santo Antônio, ele ainda foi socorrido, mas morreu ao chegar ao hospital. Ninguém foi preso
Em Macaíba, um homem ainda não identificado foi encontrado morto na RN-315, zona rural do município, entre as comunidades de Cana Brava e Lagoa Nova. A polícia fez buscas pela região, mas nenhum suspeito foi localizado.
Já em Governador Dix-Sept Rosado, o alvo da violência foi Dickson Junyano de Souza Lopes, de 27 anos. Testemunhas relataram à polícia que ele teria reajido a uma tentativa de assalto nas proximidades de uma quadra de esportes no Centro da cidade. Baleado na barriga, ele foi socorrido ao Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, onde acabou morrendo.
Outros crime
Além dos três homicídios já citados, outras 18 pessoas também foram assassinadas no RN ao longo do carnaval.
Entre a noite da sexta-feira (5) e a manhã do sábado (6), a PM registrou uma morte em Natal, duas em Macaíba e uma em São José de Mipibu.
Entre a tarde do sábado (6) e a madrugada do domingo (7), foram mais três homicídios na capital, dois na praia de Barreta (no município de Nísia Floresta), um em Tangará e outro na cidade de Macau, na região da Costa Branca potiguar.
Já entre a noite do domingo (7) e a madrugada da segunda-feira (8), foram sete homicídios. Destes, quatro em Natal, um em Mossoró, na região Oeste, e os outros dois em Maxaranguape e Extremoz, municípios da região Metropolitana da capital potiguar.
Fonte: Do Portal G1 RN