23 cidades do Rio Grande do Norte foram afetadas pelo apagão nacional na manhã desta terça-feira (15). A informação foi confirmada pela Neoenergia Cosern.
De acordo com a companhia, o apagão começou às 8h31. O restabelecimento do fornecimento nas áreas atingidas iniciou às 9h50 e foi finalizado às 11h28.
A interrupção no fornecimento de energia atingiu cerca de 800 mil unidades consumidoras distribuídas em todas as regiões do estado, segundo a Cosern.
A falta de energia elétrica afetou vários semáforos de Natal e os sistemas de abastecimento de água da Caern em todo o Estado, deixou o comércio às escuras, escolas suspenderam as aulas e celulares ficaram sem internet.
O que diz o ONS
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o problema foi causado por uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), que interrompeu 16 mil MW de carga em todas as regiões do país. “Até às 11h40, já foram recompostos 38% da carga da região Norte e 80% da região Nordeste. Recomposição concluída nas regiões Sul e Sudeste”.
Fonte: G1 RN