Uma falha massiva na rede elétrica deixou a Espanha e grande parte de Portugal às escuras nesta segunda-feira (28), provocando cenas de caos e forçando uma volta inesperada de uma tecnologia do passado.
O apagão, considerado o maior já registrado na história da Espanha, derrubou o fornecimento de energia e também a internet em muitos celulares, levando milhares de pessoas a recorrerem ao quase esquecido SMS para se comunicar.
Sem luz e sem WhatsApp, sobrou o SMS
A ausência de comunicação online, com a instabilidade do WhatsApp e a queda da internet móvel, isolou muitas pessoas, que se viram obrigadas a buscar alternativas para contactar familiares e amigos.
“Eu só consegui falar com minha família por SMS e com sorte. Muita gente nem conseguiu enviar mensagem. Foi um caos, nunca lidamos com isso”, relatou Helena Rodríguez, moradora de Madri, ao g1.
A situação, reflexo do impacto do apagão em todo o país, afeta praticamente toda a população espanhola. A Telefónica, principal companhia de telefonia da Espanha, confirmou que o apagão afetou significativamente o acesso à internet móvel em todo o país.
Em nota, a empresa declarou que estaá analisando o incidente e tentará “normalizar o serviço o mais rápido possível, porque a internet não se sustenta muito tempo sem eletricidade”.
A queda de energia também impactou as telecomunicações de forma geral. Além da instabilidade do WhatsApp e da queda da internet móvel, houve relatos de problemas generalizados para realizar chamadas de voz. Caixas eletrônicos e sistemas de pagamento ficaram indisponíveis em ambos os países. Até mesmo o tradicional torneio de tênis Madri Open foi interrompido pela falta de luz.
Fonte: Olhar Digital