Carro voador brasileiro realiza voo inaugural com sucesso em São Paulo

Generic placeholder image

A Eve Air Mobility, empresa subsidiária da Embraer, realizou o primeiro voo de seu protótipo de carro voador em escala real na manhã desta sexta-feira (19). O teste aconteceu na pista de aviação na fábrica da Embraer, no interior de São Paulo, sem tripulantes.

Conforme divulgado pela Eve Air Mobility, o voo do protótipo em escala real aconteceu na pista de aviação da fábrica da Embraer, que fica em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. A pista é a maior do hemisfério sul.

Durante o teste, que não contou com tripulantes, a empresa verificou a integração dos oito propulsores do carro, o gerenciamento de energia e o nível de ruído emitido. O protótipo se saiu como esperado.

O voo inaugural marca o início dos testes de carros voadores no Brasil. No entanto, antes de entrar em operação, os modelos precisam da certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Como é o carro voador da Eve

O modelo é um eVTOL (veículos elétricos de pouso e decolagem vertical), popularmente conhecido como “carro voador”. O conceito é da Eve Air Mobility, subsidiária da Empresa Brasileira de Aeronáutica, a Embraer. A empresa vai fabricar seis protótipos voltados para testes, de olho na certificação por parte da ANAC.

O carro voador em questão tem capacidade para levar cinco pessoas (quatro passageiros e um piloto), com autonomia de 100 quilômetros. Isso permite rodar trajetos curtos, normalmente dentro ou entre centros urbanos. De acordo com a Eve, ele será capaz e fazer o trecho Faria Lima-Aeroporto de Guarulhos em apenas 13 minutos. Saiba os detalhes aqui.

Por enquanto, são cerca de 3 mil unidades já encomendadas.

Quais os próximos passos do carro voador brasileiro?

  • Segundo Jorge Bittercourt, Diretor de Produtos da Eve, o voo inaugural dá “sinal verde” para avançar nos testes;
  • Os próximos passos incluem a expansão progressiva dos testes e a transição para o voo com asas, bem como o diálogo com a ANAC e outras autoridades de aviação para viabilizar a certificação do modelo;
  • A previsão é que a certificação, as primeiras entregas e a operação comecem em 2027;
  • A projeção a longo prazo é de que a empresa chegue a 30 mil unidades até 2025, com mais de 3 bilhões de passageiros transportados.

Modelo ganhou US$ 40 milhões do BNDES

Há poucos dias, a Eve Air Mobility confirmou um novo financiamento de US$ 40 milhões do BNDES para a próxima etapa de desenvolvimento do modelo. O anúncio aconteceu durante a cerimônia de toque de campainha na B3, em São Paulo, que marcou a entrada da Eve na Bolsa brasileira.

 

Fonte: Olhar Digital