O Centro Covid-19 montado pela prefeitura de Natal no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure), na Zona Oeste da capital, voltou a suspender atendimento nesta segunda-feira (24) por falta de médicos.
Pela manhã, o centro contou com apenas um dos três médicos que deveriam atender no local por turno. Para a tarde, não havia previsão de nenhum.
O médico que trabalhou pela manhã atendeu 31 pessoas, mas outras pessoas voltaram para casa sem consulta.
Apesar da falta de médicos, o centro continuou a realizar testes para Covid-19, no caso de pacientes que já tinham recebido indicação de exame com outros médicos, em unidades básicas de saúde, por exemplo.
De acordo com profissionais que atuam no centro, a escala médica não é fechada completamente desde o dia 1º de maio.
Nessa data, parte dos médicos que atendem pela Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed), contratada pelo município, deixaram de atender por insatisfação com a redução no valor da hora trabalhada, paga pela prefeitura.
Em nota, a A Secretaria Municipal de Saúde afirmou que vem notificando a Cooperativa Médica -Coopmed para o cumprimento do contrato com a SMS Natal.
Porém, apesar de notificada, a cooperativa continuaria alegando dificuldade de fechar a escala. A Cooperativa foi procurada, mas ainda não se pronunciou sobre assunto.
“A escala médica completa consiste em três médicos por turno, porém esse quantitativo de profissionais não tem sido regular”, reconheceu a secretaria.
Fonte: G1 RN