Denúncia encaminhada ao MPF sobre a água salgada lançada no Rio começa a surtir resultados

Generic placeholder image

O Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Pendências, Ezequias Florêncio, procurou o Ministério Público Federal em Assú, na pessoa do Procurador Dr. Victor Queiroga, e entregou relatório detalhado sobre o lançamento de Água com Salinidade no Rio Piranhas-Açu, provocado pelo excesso das lavagens dos filtros da CAERN e consequentemente passando por bueiros extremamente salinizados e retornando para o Rio

A denúncia foi formulada diante da grave situação de salinidade na área de captação do Rio, que vem provocando sérios transtornos aos moradores de Pendências e Macau.

O Procurador Victor Queiroga, após receber a denúncia, oficiou à CAERN/IDEMA/ANA para que no prazo de 10 dias os referido órgãos prestassem esclarecimentos sobre a situação.

A CAERN procurou se adequar e tomou algumas medidas para conter o excesso da lavagem dos filtros, evitando que a água usada percorresse por área extremamente salinizada e retornasse para o Rio.

Após esta medida, o Coordenador de Defesa Civil, identificou que este terreno que estava vertendo água do subsolo e continuava, com menos intensidade, retornando para o Rio.

Aos 29-10-2015, por medida emergencial, foi realizado a tamponagem nas proximidades da entrada das galerias, com o objetivo de conter a entrada de água salina nas galerias.

Aos 30-10-2015, por volta das 10hs, foi identificado que represou um volume de água num raio de 18mt de comprimento, 6mt de largura e 0,30cm de profundidade, evitando que esta água chegasse na calha do Rio.

 

Fonte: Do Blog do Arafran Peter