Encontrar para o stress, tratamento milagroso não é possível. Ou seja, não existe um tratamento medicamentoso, ou tratamento “caseiro” ou uma receita “natural” que seja eficaz em todas as pessoas. Cada pessoa desenvolve uma resposta única ao stress, e nessa medida não há um tratamento padrão que sirva a todos. Nenhum método funciona de forma generalizada ou em qualquer situação de forma igual, há que experimentar diferentes técnicas e estratégias.
Não existe nenhum tratamento que nos permita acabar com o stress. Falar em tratamento para o stress não é, por isso, a expressão mais feliz, pois o seu combate ou alívio é uma guerra interminável, fundamentalmente nos tempos modernos. Se eliminar o stress não é possível, devemos aprender a efetuar a sua gestão, ou seja, efetuar o combate ao stress de uma forma eficaz e duradoura (são as formas ou estratégias de combate).
Anti stress – saúde, anti doença
Se reconhecemos o problema, a questão que se coloca é: como lidar com o stress? Uma atitude anti stress, de modo a efetuarmos uma boa gestão do mesmo é fundamental para minimizarmos as suas consequências no nosso organismo. Quando falamos em anti stress, referimo-nos ao seu combate, ou seja, se não conseguimos eliminá-lo devemos combater o problema, efetuando a sua gestão, por forma a reduzir os seus efeitos no organismo.
A gestão do stress passa por controlar uma série de situações: tomar conta de pensamentos, das emoções, da agenda, do ambiente, bem como da forma como lidamos com os problemas. Um atitude anti stress, significa a alteração da situação stressante (causas), cuidar de si mesmo e arranjar tempo para descansar e relaxar.
Veja, de seguida, de que forma é que devemos controlar essas situações e como devemos lidar com as dificuldades, ou seja, como aliviar o problema, combatendo-o de uma forma eficaz.
Como combater o stress?
De forma a combater ou aliviar o stress, parta sempre deste princípio:
- Evitar;
- Alterar;
- Adaptar/Aceitar
1 – Aprenda a evitar o stress desnecessário. Nem todo o stress pode ser evitado, mas se aprender a dizer não, a distinguir “deveres” de “obrigações” na lista de coisas a fazer, pode eliminar muitos fatores de stress. Identificar as causas é um primeiro passo importante.
2 – Alterar a situação. Se não podemos evitar uma situação stressante, devemos tentar alterá-la e lidar com os problemas de cabeça erguida, em vez de guardarmos sentimentos negativos, aumentando o stress.
3 – Adaptar-se ao fator causador de stress. Quando não podemos mudar o factor de stress, como é o caso de uma doença, devemos tentar mudarmo-nos a nós próprios e a visão que temos sobre a situação que enfrentamos. Reformular os problemas ou concentrarmo-nos nas coisas positivas da vida. Devemos aceitar as coisas que não podemos mudar. Haverá sempre factores de stress na vida que não podemos alterar. Aprenda a aceitar o inevitável, em vez de protestar contra uma situação e torná-la stressante. Olhemos para o lado positivo da situação, mesmo nas circunstâncias mais stressantes pode ser uma oportunidade de aprendizagem ou crescimento pessoal. Aprenda a aceitar-se, com o seu potencial e limitações.
Fonte: saudebemestar.pt