Para dar as boas-vindas ao ciclo que se inicia e celebrar as conquistas alcançadas ao longo dos doze meses que ficam para trás, as festas de fim são caracterizadas, especialmente, pelos encontros familiares e viagens de férias. Qualquer que seja o programa, pegar a estrada nos feriados prolongados de Natal e Ano Novo é quase etapa obrigatória para garantir a diversão.
Conforme o diretor da empresa Perkons, especializada em gestão de trânsito, Luiz Gustavo Campos, esses feriados são os que usualmente elevam o movimento das rodovias, que acabam por se tornar palco frequente para acidentes de trânsito. “Velocidades acima da média permitida são um fator que intensifica a gravidade dos acidentes. A pressa em chegar ao destino, somada à quantidade de carros nas estradas, potencializa os comportamentos de risco recorrentes no dia a dia”, considera.
Para Campos, reduzir essas ocorrências depende do desenvolvimento de ações integradas de educação, engenharia e fiscalização, expressas, sobretudo, na utilização de fiscalização eletrônica. “O videomonitoramento em rodovias é um dos mecanismos mais eficientes na tarefa de desestimular condutas inseguras”, conclui.
Nos dias 23, 24 e 25 de dezembro de 2014 foram 398 mortes no trânsito em todo o Brasil, uma verdadeira tragédia para diversas famílias em um período tão especial do ano, apesar de ter sido 13% inferior a 2013.
Ao pegar no volante para seguir na estrada, todo motorista deve lembrar de fazer check-up no seu veículo, verificando a calibragem dos pneus, dos freios, das setas de sinalização, do óleo do carro e dos equipamentos de segurança, como o estepe, extintor, triangulo, macaco e chave de roda.
Certificando-se de que o veículo está em perfeitas condições de oferecer segurança para os transportados, é muito importante que o motorista siga as regras de trânsito, trafegando dentro do limite de velocidade, sem fazer ultrapassagem perigosa. E o mais importante: não misturar bebida alcoólica com direção.
Fonte: Portal Nominuto.com