Com Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) lotadas em Natal, o secretário municipal de Saúde, George Antunes, orientou a população com sintomas gripais leves a procurar as unidades básicas de saúde.
Segundo ele, o município vai reforçar as equipes e estender o horário de atendimento em 10 unidades básicas para atender a demanda de pessoas com sintomas gripais leves. O secretário reconheceu que a cidade vive um surto e há “praticamente uma epidemia no país”.
Ainda de acordo com George Antunes, enquanto as UPAs registram alta demanda, parte das unidades básicas têm apresentado baixa procura – algumas com média de cinco atendimentos diários.
Ainda de acordo com ele, caso o médico da unidade básica perceba que um paciente não tem um quadro tão leve, deverá encaminhá-lo para uma UPA.
Porém, quem procurou a Unidade Básica de Nova Descoberta pela manhã não encontrou médico no local. De acordo com os servidores, só haveria atendimento à tarde. Inicialmente para quem tivesse agendamento e, a partir das 17h, consultas sem marcação.
Já na UBS de Mãe Luiza havia pronto-atendimento, feito por um clínico e um pediatra. A unidade ainda aguardava a chegada de um médico extra.
Na UBS de Brasília Teimosa havia pouca procura. Apenas duas pessoas aguardavam atendimento pela manhã. Até às 16h, o atendimento da unidade é apenas para pacientes com agendamento. Depois desse horário a unidade libera 10 fichas para atendimento de emergência, sem marcação.
UBS com horário estendido até 18h:
- UBS Pajuçara: Rua Maracaí, S/N
- UBS Nova Natal: Rua do Pastoril, S/N, Conjunto Lagoa Azul
- UBS Panatis: Rua Milton Servita Brito, nº 994, Potengi
- UBS Vale Dourado: Rua irmã Vitória, 706, N. Srª. da Apresentação
- UBS São João: Av. Romualdo Galvão, nº 891, Tirol
- UBS Felipe Camarão II: R. Santa Cristina, s/nº
- UBS Bom Pastor: R. Augusto Calheiros, nº 1
- UBS Nova Descoberta: Av. Xavier da Silveira
A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) também informou, por meio de nota, que apesar das unidades de pronto atendimento (UPAs) estarem operando com lotação máxima, nenhum paciente ficará sem atenção.
“Assim que chega na UPA, o usuário é classificado de acordo com o quadro clínico e segue ordem prioritária de risco para receber os cuidados. A SMS ainda esclarece que a rede de urgência e emergência do município deve ser buscada apenas em casos graves como falta de ar, sinais de infarto, febre persistente ou acidentes, por exemplo”.
Fonte: G1 RN