Parceria Caern com órgãos ambientais recupera abastecimento de água em Macau e Guamaré

Generic placeholder image

Uma ação conjunta da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) com a Agência Nacional de Águas (ANA), o Instituto de Gestão das Águas (Igarn) e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) com apoio do Ministério Público, resultou na melhoria do abastecimento de água nas cidades de Macau e Guamaré que estavam recebendo o produto precariamente. O problema agravou-se nos últimos três meses quando o volume de água na captação do rio Açu atingiu o nível mais baixo, comprometendo também a qualidade da água distribuída, especialmente para a cidade de Pendências. As ações decisivas foram fiscalização e retirada da vegetação dentro e fora do canal por onde passa o rio, em um trecho de 51 quilômetros de extensão.
Mesmo com as melhorias as cidades de Macau eGuamaré estão sendo abastecidas através de rodízio a cada 48 horas. Já a cidade de Pendências o fornecimento de água acontece durante toda a semana com suspensão apenas no domingo. O gerente regional da Caern, Antônio de Pádua da Costa informou que as comunidades e distritos entre eles Baixa do Meio, Diogo Lopes, Barreiras, Soledade e Canto do Papagaio também foram beneficiados com melhorias no fornecimento.
PARCERIA
Pádua explicou que a limpeza do canal iniciada na quinta-feira (12) desde a ponte Felipe Gerra sobre a BR 304 vai continua até quinta-feira (26) quando atingir a captação de água localizada em Pendências, com equipe da Caern e trabalhadores dos órgãos ambientais parceiros. “Mesmo que o trabalho não seja responsabilidade da companhia”, ressaltou Pádua, “é necessário união de esforços para atendimento à população com um serviço essencial”.
O Estado está convivendo com o quarto ano consecutivo de seca, principal causa para aplicação de rodízio em 77 sistemas de abastecimento de água. Outras 14 cidades estão em colapso.
Fonte: Guamaré News