A ascensão de Gabriel Melo, de Porto do Mangue/RN, à etapa nacional do Desafio Liga Jovem do Sebrae, com seu “Pesqueiro Sustentável para a Pesca da Lagosta”, é um farol de esperança e um imperativo político.
Este feito transcende o mérito individual, ressaltando o potencial transformador do empreendedorismo juvenil quando alinhado à sustentabilidade.
O projeto do pesquisador Gabriel Melo, focado no manejo responsável e conservação ambiental, não apenas pavimenta um novo caminho para a economia local, mas serve como um chamado à nação.
O Desafio Liga Jovem é uma iniciativa nacional promovida pelo Sebrae que estimula estudantes (do 8º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Superior) a desenvolver soluções inovadoras para problemas reais de suas comunidades, com foco em impacto social, ambiental e/ou econômico. O evento combina trilhas formativas, mentorias e competições por categorias (como Ensino Médio), promovendo o empreendedorismo de impacto, uso de tecnologia, criatividade e trabalho em equipe.
A final nacional será realizada em Belém (PA), entre os dias 29 de novembro e 4 de dezembro de 2025.
É crucial que políticas públicas e investimentos privados ampliem o apoio a iniciativas que convertem desafios regionais em soluções inovadoras, garantindo que a próxima geração seja a protagonista de um desenvolvimento verdadeiramente equitativo e ecológico.
O Portomanguense celebra e cobra: o futuro se pesca com inteligência e responsabilidade.
Fonte: Opotumanguense



















