Projeto socioambiental selecionado pela Petrobras realiza mutirão de limpeza em Macau/RN

Generic placeholder image

Na próxima terça-feira, 23 de setembro, será realizado um mutirão de limpeza no Rio Tubarão, na comunidade de Diogo Lopes, Macau/RN. A iniciativa é uma das ações do projeto Algimare  promovido pelo Centro AMA-GOA de Cultura e Meio Ambiente, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) em parceria com a Petrobras e com apoio da Colônia de Pescadores Z-30. Na noite anterior, dia 22 de setembro, às 19h00 será realizada a apresentação do projeto Algimare para a comunidade.

O Dia Mundial da Limpeza, CleanUp Day, é um movimento global que ocorre anualmente no terceiro sábado de setembro e mobiliza voluntários em todo o mundo para recolher lixo de cidades, parques, rios e praias. Além de ações de limpeza física, o evento visa promover a educação ambiental. No Rio Grande do Norte, o centro AMA-GOA, através do projeto Algimare (cultivo de algas marinhas), aderiu ao CleanUp Day e fará um mutirão de limpeza às margens do Rio Tubarão, na terça-feira (23) na comunidade de Diogo Lopes em Macau/RN. As atividades terão início às 08h00 na Arena Sílvio Sardinha com música ao vivo para recepção dos voluntários, seguindo com o credenciamento, retirada dos kits e orientações sobre a ação de limpeza. Será feita coleta de resíduos sólidos, exposição dos principais tipos de resíduos coletados e explicação sobre impactos ambientais e destinação correta. Para Valfran Miranda, um dos coordenadores do projeto, “Esta ação é um gesto concreto que busca conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos e da conservação do meio ambiente” O projeto Algimare: Algicultura Como Renda e Preservação Ambiental foi aprovado no edital Socioambiental da Petrobras e é fruto de uma parceria do Centro AMA-GOA de Cultura e Meio Ambiente, uma associação civil sem fins lucrativos tendo sua área de ação no Rio Grande do Norte, com ênfase em Macau e cidades vizinhas, com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). O projeto consiste na implantação de duas unidades de cultivo de produção de macroalgas da espécie Gracilaria birdiae nas áreas de braço-de-mar abrigados por costões arenosos e manguezal na comunidade de Diogo Lopes/Macau-RN e no município de Galinhos-RN. A iniciativa fortalece a economia local, especialmente para marisqueiras e pescadoras das comunidades envolvidas. A parceria com a Petrobras viabiliza a execução do projeto.

Atividades

Data: Segunda, 22 de setembro de 2025
Horário:19h00 – Apresentação do projeto Algimare para a comunidade.
Local: Clube Augusto Ribeiro – Diogo Lopes (Macau/RN)

Data: 23 de setembro de 2025
Horário: 08h00 às 10h30
Local de Concentração: Arena Silvio Sardinha Percurso: 1 km nas margens do Rio Tubarão: Da arena até a Serraria do Seu Oliveira 500m, da arena até o Bar Boa Sorte (Bar de Oliveiro) 500m

Realização: Projeto ALGIMARE – Centro Ama-Goa de Cultura e Meio Ambiente, EMPARN.
Apoio: Colônia de Pescadores Z-30
Parceria: Petrobras

 

Programação

08h00 – Concentração na Arena Silvio Sardinha
Momento Cultural de acolhida dos participantes
Recepção e credenciamento dos participantes.
Distribuição de kits (luvas, sacos de coleta e camisetas).
Orientações iniciais de segurança, logística e divisão das equipes.

08h45 – Abertura Oficial
Breve fala dos representantes do Centro Ama-Goa (Projeto ALGIMARE), EMPARN, Colônia Z-30 e Petrobras.

09h00 – Início da Atividade de Limpeza –
Deslocamento em grupos pelas margens do Rio Tubarão.
Ação de coleta de resíduos sólidos em trecho de 1 km.

10h00 – Concentração e Triagem Simbólica
Exposição dos principais tipos de resíduos coletados.
Breve explicação sobre impactos ambientais e importância da destinação correta.

10h20 – Encerramento
Agradecimento aos participantes e parceiros.
Encaminhamento dos resíduos para descarte adequado.

10h30 – Finalização do Evento

Contatos:
Assessoria de Imprensa
Érica Lima (84) 991765095  ericaproducao@gmail.com