R$ 4,2 milhões foram investidos pela Neoenergia Cosern na modernização do sistema elétrico de 13 municípios, incuíndo Macau

Generic placeholder image

A Neoenergia Cosern investiu R$ 4,2 milhões para reforçar o fornecimento de energia elétrica em 13 municípios do litoral potiguar entre os meses de janeiro e setembro. As cidades são Areia Branca, Baía Formosa, Caiçara do Norte, Extremoz, Macau, Maxaranguape, Natal (Ponta Negra), Pendências, Rio do Fogo, Touros, Tibau do Sul (Pipa), Galinhos e São Miguel do Gostoso. A ação faz parte da “Operação Verão” da distribuidora (iniciada em julho e que vai até o carnaval) e tem como objetivo reforçar a segurança com a população e o fornecimento de energia nas praias mais procuradas no final do ano.

“Modernizamos a rede elétrica, que ganhou equipamentos telecomandados, e montamos uma estratégia especial de operação entre o final do ano e o carnaval na região litorânea com nossas equipes de plantão para garantir o fornecimento”, explica Sharley de Moura Manso, gerente de Operação do Sistema Elétrico da Neoenergia Cosern.
Ao todo, foram modernizados 27 quilômetros de rede de média tensão e 6 quilômetros de rede de baixa tensão, além da instalação de 19 novos religadores no sistema elétrico nos 13 municípios litorâneos citados acima.
A maioria dos religadores opera com uma tecnologia batizada de “self healing” (auto reconfiguração, em tradução livre), que diminui o tempo de reestabelecimento do fornecimento de energia de duas horas para menos de 60 segundos, em média.
De janeiro até agora, a Neoenergia Cosern já instalou 206 equipamentos telecomandados na rede elétrica em todo estado.
No total, a distribuidora opera com 1.567 equipamentos desse tipo, 712 deles contemplados com a tecnologia “self healing”.
Fonte: Tribuna do Norte