Sesi-RN abre inscrições para nova EJA destinada a trabalhadores da indústria em 2023

Generic placeholder image

O novo projeto pedagógico do SESI para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, como experiência pedagógica, tem como principal objetivo oferecer um novo caminho para o acesso à Educação Básica plena àqueles que não a receberam na idade adequada. No Rio Grande do Norte, o Serviço Social da Indústria leva a nova EJA para atender alunos trabalhadores da indústria neste ano de 2023. O SESI-RN dispõe de infraestrutura física e tecnológica adequada ao desenvolvimento dos cursos.

 

As inscrições já estão abertas. Para ter acesso às informações sobre oferta de vagas, bem como realização das matrículas, o interessado pode fazer contato com o setor de recursos humanos – RH, da empresa em que trabalha. As vagas estão sendo ofertadas nas unidades da SESI Escola nas cidades de São Gonçalo do Amarante (SGA), Mossoró e Macau.

 

A gerente executiva de Educação do SESI-RN, Karenine Medina, explica que a educação de jovens e adultos é uma modalidade de ensino destinada ao público que não completou, abandonou ou não teve acesso à educação formal na idade própria para os trabalhadores da indústria e seus dependentes.

 

“Após passar pelas etapas da metodologia, o estudante pode receber o certificado do nível de ensino pretendido (Ensino Fundamental ou Médio) ou ser encaminhado para cursar somente as competências a desenvolver”, diz Karenine.

 

Para participar do EJA-SESI-RN, o aluno precisa ter idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental, e de 18 anos para o Ensino Médio; ser trabalhador da indústria e ou dependente do trabalhador.

 

Um dos diferenciais do ensino da EJA pelo SESI-RN é que o aluno estuda quando e onde puder através da modalidade de ensino a distância (EaD) oferecido pelo SESI-RN. E pode organizar seu plano de estudo e adequar horários, de acordo com o que for estabelecido pela empresa.

 

Ao concluir a formação, o aluno tem emissão de certificado após conclusão reconhecido pelo MEC. “A EJA transforma vidas, transforma a escolaridade do participante e lhe proporciona novos conhecimentos”, enfatiza Karenine Medina.

 

Os conteúdos programáticos do EJA-SESI-RN estão disponíveis na plataforma EaD, organizados por módulos de aulas e áreas de conhecimento. As aulas podem acontecer para os trabalhadores da indústria, nas fábricas, canteiros de obra e/ou onde tiver acesso à internet.

 

“Cada aluno determina o seu tempo no curso, em função de seus conhecimentos prévios, experiências, ritmo de aprendizagem, tempo disponível para estudar. A duração do segmento, período ou nível é variável de aluno para aluno, haverá concluintes durante todo o processo”, explica a gerente.

 

O projeto nova EJA, construído pelo Departamento Nacional do SESI com participação dos Departamentos Regionais, contempla a ‘Metodologia de Reconhecimento de Saberes’ anteriormente adquiridos e possui estrutura curricular formada por áreas do conhecimento com centralidade em competências e habilidades.

 

A Metodologia de Reconhecimento de Saberes possui processos e instrumentos próprios para o reconhecimento, validação e certificação dos saberes adquiridos pelo adulto ao longo de sua vida, tendo como ponto de partida não o que o adulto deixou de aprender e sim o que ele já sabe, e sua experiência.

 

Fonte: FIERN