Telemedicina chega a Guamaré: população terá acesso a cuidados médicos à distância

Generic placeholder image

A Secretaria Municipal de Guamaré anunciou oficialmente sua adesão ao Projeto TeleNordeste, uma iniciativa do PROADI-SUS que visa aprimorar a prestação de serviços de saúde por meio da telemedicina. Em Guamaré, o programa abrangerá 5 especialidades médicas, incluindo psiquiatria, pediatria, cardiologia, neurologia e endocrinologia. Nesta quarta-feira (24), as unidades básicas de saúde do município receberam 11 equipamentos destinados a teleconsultas.

Estes dispositivos possuem câmeras de 180 graus de visão, fones e microfones de alto alcance, garantindo uma experiência completa para os pacientes. Neste primeiro estágio do TeleNordeste, as consultas especializadas serão conduzidas via telemedicina, mediadas pelos médicos da equipe de atenção primária e pela equipe de enfermagem. As unidades que irão operar com o sistema incluem: – Unidade Básica De Salina Da Cruz – Unidade Básica de Umarizeiro – Unidade Básica de Lagoa de Baixo – Unidade Básica De Baixa Do Meio – Unidade Básica Lagoa Seca – Unidade Básica de Guamaré – Unidade Básica de Vila Maria.



 

Os profissionais envolvidos passaram por treinamento, e o sistema está plenamente funcional, representando mais uma ação da Gestão Municipal para ampliar os serviços de saúde nas diversas regiões do município. O TeleNordeste é um projeto do PROADI-SUS que associa médicos da Associação Hospitalar Moinhos de Vento às Equipes de Saúde da Família, intervindo para aprimorar a assistência à saúde em Guamaré.

O secretário municipal de Saúde, Fabrício Morais, enfatizou que o acesso a consultas especializadas será significativamente facilitado, especialmente em regiões distantes onde serviços como cardiologia e pediatria são limitados. “Com o TeleNordeste, iremos um reforço no atendimento de qualidade que já oferecemos e que vai proporcionar mais conforto aos habitantes do município, permitindo que sejam atendidos de forma localizada, nos distritos e na zona rural onde residem.

Os pacientes não precisarão mais se deslocar para o centro de Guamaré em busca de consultas com especialistas”, afirmou o gestor da saúde municipal. O prefeito Arthur Teixeira elogiou o programa TeleNordeste como um avanço significativo para democratização do acesso à saúde, destacando que a rede de assistência à saúde já existente será ampliada, proporcionando consultas eficientes com especialistas indicados pelos clínicos locais. “Este novo passo na implantação da telemedicina em Guamaré representa um compromisso contínuo com a melhoria da saúde da comunidade de Guamaré e a modernização dos serviços oferecidos pela administração municipal”, garantiu o gestor municipal.

 

Fonte: Blog Celso Amâncio